28 março, 2006

Uma realidade cheia de cores

in A FOLHA DOS VALENTES - Nº 349 > Março 2006
Rubrica: Planeta Jovem
> Texto: Hélder Miguel Delgado

Como são coloridas as flores, os frutos e os animais. O nosso Planeta está repleto de paisagens lindas, planícies, florestas, montanhas, rios, mares e cascatas espectaculares. Até o deserto é lindo, e as superfícies geladas como a Antárctida, apesar de frias também têm a sua beleza.
Visto do espaço, o nosso Planeta parece uma bola achatada nos pólos, cheio de cores de várias tonalidades, desde o azul dos oceanos, até ao castanho dos continentes, passando pelo branco das nuvens, entre muitas outras cores. O nosso Planeta é lindo, mas está cada vez mais feio, porque está a ficar doente, vítima da poluição que o ser humano faz. Poluímos as águas, o solo e o próprio ar que respiramos, e não damos tempo ao Planeta para restabelecer o equilíbrio. Só nos preocupamos em consumir desenfreadamente os recursos naturais.

Onde está o amor e a preocupação pela Mãe Natureza?
Porque poluímos sem pensar no amanhã?
Até quando continuaremos a contaminar o nosso planeta?

Um dia pode ser tarde de mais!
Estamos perante uma realidade cheia de cores. A globalização mundial quebrou muitas fronteiras, e assim podemos viver entre culturas diferentes, várias religiões, muitas raças, enfim várias cores. Contudo existem ainda algumas fronteiras que não foram quebradas, e a fronteira do racismo é uma delas.
Muitas vezes fazemos falsos julgamentos de uma pessoa só porque pertence a uma raça ou etnia diferente da nossa. Criando a maior parte das vezes uma atmosfera de convivência negativa. E por isso é importante quebrar todo o tipo de barreiras que criam diferenças. Porque são essas diferenças que alimentam o ódio, a guerra e a tristeza.

Quando é que vamos aprender a amar o próximo, como amamos um irmão?
Será que um dia viveremos todos pacificamente?
A guerra só traz tristeza, então porque é que estamos sempre em guerra?

Talvez um dia, depois de tanto sofrimento e dor, o ser Humano chegue à conclusão de que realmente a única forma de viver pacificamente, é através da convivência social, respeitando o espaço de cada um e as ideias de cada um.
Os países desenvolvidos têm super-mercados onde as prateleiras estão cheias de produtos. Produtos esses nas mais diversas formas, cheiros e cores. É um verdadeiro arco-íris que alimenta o nosso olhar e a nossa vontade de consumir. E tantas vezes compramos ou produzimos em excesso, e depois deitamos aquilo que sobra para o lixo, ou então os produtos ultrapassam o seu prazo de validade, e depois são atirados para o lixo.
Mas se por um lado nós vivemos com facilidades, existem muitos outros que vivem com grandes dificuldades, tentam viver com o pouco que têm, pessoas pobres que passam fome, quando na verdade existe alimento em quantidade suficiente para todos nós. Vivem com fome, sem roupas decentes, desnutridos porque simplesmente não têm dinheiro para comprar bens ou produtos que permitam ter um conforto mínimo. E tudo isso porque nós Humanos, somos escravos do dinheiro. Humanos com fome de poder, sem olhar a meios para atingir os seus fins. E os que têm poder não se preocupam se há pessoas que passam fome, se precisam de um agasalho, se estão vacinadas. Apenas querem mais e mais poder.
É tanta hipocrisia, é tanta ganância que não se justifica, pois por mais poder e dinheiro que tenhamos, um dia morreremos, e deixaremos tudo o que conquistamos para trás. Então porque não partilhar? Podemos usar o nosso poder e sabedoria para ajudar aqueles que mais necessitam. Podemos todos lutar por um mundo igual, em que todos têm iguais oportunidades e todos vivem com uma boa qualidade de vida.
Vivemos num mundo colorido, mas nem sempre a cor é sinónimo de alegria. Por vezes, por detrás dessas cores estão escondidos corações cinzentos que precisam de muito amor, seja o nosso planeta Terra, seja um irmão de outra raça, seja aquele que vive em condições miseráveis. E cabe-nos a nós mudarmos o nosso futuro. Mudar o amanhã para que tenhamos um futuro verdadeiramente colorido e com muito amor.

> comentários efectuados:

No dia 21 julho, 2006, Anonymous Anónimo escreveu esta mensagem...

Nice colors. Keep up the good work. thnx!
»

 

Enviar um comentário

<< regressar à PÁGINA INICIAL

© art&ofício