22 março, 2006

Cuidar ou não cuidar?

in A FOLHA DOS VALENTES - Nº 349 > Março 2006
Rubrica: Caderno Diário
> Texto: Ana Merícia Ferreira

Querido Diário,
Responsabilidade é um termo que faz parte da lista de valores da sociedade em geral, mas tem-se verificado a sua falta nestes últimos tempos.
Entre muitos outros casos, a falta de responsabilidade aplica-se ao facto de existirem pessoas capazes de chamar animais de estimação àqueles que não são tratados da maneira que deveriam.
Para além das pessoas que possuem, ilegalmente, animais exóticos, existem aquelas que pretendem acolher um cão ou gato mas a verdade é que não têm condições para o fazerem. No fim de tudo isto, o resultado são animais abandonados em todos os sítios possíveis e imaginários na esperança de serem encontrados por alguém que lhes consiga dar algo mais que uma casa.
Este assunto surgiu de uma situação passada há uns dias quando, certa manhã o meu tio fazia o percurso, de carro, por uma estrada. A certa altura, apercebeu-se de alguma coisa no canto da estrada e de seguida deu-se conta que se tratava de um cão, neste caso, uma cadela de apenas algumas semanas. O meu tio, depois de perceber que a cadela tinha sido abandonada decidiu trazê-la para casa. A cadelinha já foi “baptizada” com o nome Lucky (sortuda). O nome foi bem escolhido, já que a cadela, no meio do azar de ter sido abandonada, teve a sorte de ter sido encontrada e acolhida por alguém que lhe dará o necessário.
Eu tenho a vantagem de ser vizinha do meu tio, o que me ajuda a vê-la e brincar com ela mais frequentemente. Agora os nossos animais (gato e cão) estão, assim como a Lucky, na fase de adaptação mas estão todos a reagir normalmente. De certeza que daqui a alguns dias estarão todos a brincar como se conhecessem desde sempre, pois a maioria dos animais adapta-se muito bem a novas situações.
Esta cadela teve a felicidade de ser encontrada mas a mesma sorte não têm outros animais que, à medida que o tempo passa, tornam-se cada vez mais frágeis e alguns acabam mesmo por morrer.
É por isto que devemos pensar, talvez mais do que duas vezes, antes de termos um animal de estimação, pois é um acto que envolve principalmente muita responsabilidade.
Para a próxima contar-te-ei as aventuras da Lucky com mais algumas semanas e muito mais energia.

> comentários efectuados:

No dia 10 junho, 2006, Anonymous Anónimo escreveu esta mensagem...

Really amazing! Useful information. All the best.
»

 
No dia 21 julho, 2006, Anonymous Anónimo escreveu esta mensagem...

Your are Excellent. And so is your site! Keep up the good work. Bookmarked.
»

 

Enviar um comentário

<< regressar à PÁGINA INICIAL

© art&ofício