03 fevereiro, 2006

Amar

in A FOLHA DOS VALENTES - Nº 348 > Fevereiro 2006
Rubrica: Ao abrir
> Texto: Zeferino Policarpo

“Deus é amor” é o nome da primeira encíclica de Bento XVI, publicada no passado dia 25 de Janeiro.

Diz o Papa na apresentação do documento: “Hoje, na terminologia que se conhece, ‘amor’ aparece, muitas vezes, longe daquilo que pensa um cristão quando se fala de caridade. Pela minha parte, quero mostrar que se trata de um único movimento com diversas dimensões. O ‘eros’, este dom do amor entre homem e mulher, vem da própria fonte de bondade do Criador, bem como a possibilidade de um amor que renuncia a si mesmo em favor do outro. O ‘eros’ transforma-se em ‘agape’ na medida em que os dois se amam realmente e um já não se busca a si mesmo, a sua alegria, o seu prazer, mas procura sobretudo o bem do outro. Assim, isto, que é ‘eros’ transforma--se em caridade, num caminho de purificação, de aprofundamento. Da própria família parte-se para a família maior da sociedade, para a família da Igreja, para a família do mundo. Se é realmente verdade que a Igreja é expressão do amor de Deus, daquele amor que Deus tem pela sua criatura humana, deve ser também verdade que o acto fundamental da fé, que cria e une a Igreja e nos dá esperança na vida eterna e na presença de Deus no mundo, gera um acto eclesial. Na prática, a Igreja, também enquanto Igreja, enquanto comunidade, de modo institucional, deve amar. E esta chamada “Caritas” é a necessária expressão do acto mais profundo do amor pessoal com o qual Deus nos criou, suscitando no nosso coração a tendência para o amor, reflexo do Deus Amor que nos transforma em Sua imagem.”

Por coincidência, na programação anual da A Folha dos Valentes, havíamos decido colocar o verbo AMAR como tema de capa do deste mês de Fevereiro, mês em que se celebra o dia dos namorados. Ao longo das páginas da revista podeis ler textos sobre o assunto. É um tema muito badalado nos nossos dias. Talvez por isso, o AMOR, entendido na perspectiva cristã que o Papa acentua na sua encíclica, atravesse uma certa crise. As causas podem ser muitas, mas penso que a raiz reside particularmente na mentalidade egoísta e auto-su-ficiente tão em voga na nossa sociedade. Amar pede precisamente que se caminhe em sentido contrário: fazer da vida um acto de doação, de entrega, de generosidade, de partilha, de desprendimento de si e das coisas. Quanto mais estes valores estão presentes na pessoa, mais intenso é o amor e maior é alegria que se experimenta quando se ama de verdade.

> comentários efectuados:

No dia 05 fevereiro, 2006, Anonymous Anónimo escreveu esta mensagem...

Amigos Valentes!
Gostei muito de saber que estão on-line com um blog. É bom acompanhar a evolução dos tempos. Parabéns pelos 30 anos. Venham mais 30! Pelo menos. Um abraço a todos, especialmente aos que fazem a revista que todos os meses sai com grande qualidade.

 
No dia 22 fevereiro, 2006, Anonymous Anónimo escreveu esta mensagem...

Conheço a "Folha" há pelo menos 20 anos, mas nao sabia que tinha nascido em 1976, curiosamente no ano do meu nascimento... Parabens por tao grende feito... Obrigada por existirem... Na minha adolescencia mostraram-me um Deus de Amor que eu nao conhecia bem, e que hoje faz parte da minha vida... Mostraram-me a chamar Deus po Amigo, e hoje sou catolica praticante muito graças a voces... Bem hajam, e venham mais 30!!!!
Laidita
(laidita@hotmail.com)

 

Enviar um comentário

<< regressar à PÁGINA INICIAL

© art&ofício