22 dezembro, 2005

Espírito de Natal na sociedade actual

in A FOLHA DOS VALENTES - Nº 346 > Dezembro 2005
Rubrica: Planeta Jovem
> Texto: Teresa Mata

Há muita gente a andar a 120 km/h no Circuito da Vida. Cada qual quer chegar primeiro. Todos têm pressa. Não há um minuto a perder.
Mas aonde querem chegar?
Qual o objectivo da corrida?
Qual o troféu que os aguarda?
É a corrida às lojas para realizar as compras… São as prendas para oferecer aos familiares e amigos… A publicidade que esbugalha os olhos daqueles que se deixam levar… Já há um mês que todos correm e se apressam para preparar o Grande Acontecimento!... Mas que acontecimento?!...
A correria às lojas de moda?...
A decoração das casas com mobílias novas?...
A compra de um caro novo?...
Bons presentes e muita festa?...
Séculos e séculos, gerações e gerações, esperaram o Grande Dia. Dia em que aparecesse na terra o Novo Mensageiro de Deus, o libertador de todos os oprimidos, o guia de todos os errantes.
Um profeta havia anunciado o lugar e a época e até mesmo a Mãe do Messias. Mas a sabedoria dos homens não concordava com o modo de pensar de Deus. Claro, quem não haveria de esperar o nascimento do Salvador com prodigiosas manifestações do céu? Seria justo que isso acontecesse!
E aconteceu de facto. No entanto, os sinais que os homens esperavam eram outros…
O sinal da estrela – luz que indica o caminho. Hoje, vivemos no “século das luzes” e, por isso mesmo, torna-se difícil acertar o caminho.
Um Menino nascido numa manjedoura – sinal de humildade e de pobreza. Hoje, quantos pobres, mendigos, marginalizados estão à nossa volta e deixamo-los de parte?... É por isso que todos O esperavam mas poucos O encontraram.
O seu esquema de pensamento a respeito de Deus era outro. Um Deus feito homem pouco lhes dizia.
Preferiam um Deus distante, não tão próximo e nem tão conhecedor da fraqueza humana. Um Deus assim, seria mais cómodo e menos comprometedor.
E tu?... Esperas de facto o essencial, o único necessário, para viver o melhor Natal? Estás preparado para acolher no teu coração a simplicidade de um Deus que se faz homem?...
Muitos, teoricamente, sabem que o Cristo veio, mas não O aceitam, demonstrando-o através das suas atitudes de indiferença perante um acontecimento tão decisivo tanto para a história particular como universal dos homens. Há também os que ainda não o sabem, os que ainda não ouviram falar do Salvador. Mesmo que estejamos no século das comunicações, há muitos corações que ainda desconhecem a importância do nascimento do Salvador. Mais alarmante, porém, é o facto de tantos que sabem da vinda do Messias, falam d’Ele aos outros, dizem ser discípulos seus, trazem o seu nome como distintivo e, no entanto, não se definiram ainda por Ele.
Por sinal, tu estás esperando por quem?... Que um novo profeta surja sobre a face da terra e venha transformar, quase por encanto, o coração endurecido das Nações?
A solução exacta para tantos males que destroem a humanidade, mergulhada cada vez mais num egoísmo de competição e luta, é a filosofia de vida que o profeta de Nazaré pregou: o Serviço e o Amor!
Todas as lojas estão a oferecer os seus artigos.
Que tal ofereceres também muitos presentes, sem prejudicar com isso o teu orçamento?...
Se já formaste família, vive um amor desinteressado e total, na dedicação ao lar e aos filhos criando sempre um clima de diálogo e de ajuda mútua. Se ainda és jovem, colabora no serviço àqueles que mais precisam de ti. Na escola ou no trabalho, empenha-te com amor na realização dos teus objectivos e procura criar um clima de amizade entre todos.
E para cada um em particular, o melhor presente que podemos dar a nós mesmos, à humanidade e a Deus, é a nossa preparação espiritual para a vinda do Senhor.
Que Jesus Cristo renasça em cada um e todos lucraremos muito com isso.
Para quem ama, cada dia é Natal!

© art&ofício