14 fevereiro, 2006

Plano Nacional de Vacinação

in A FOLHA DOS VALENTES - Nº 348 > Fevereiro 2006
Rubrica: Cuidar de si
> Texto: Ana Cristina Gaspar

Entrou um novo ano repleto de novidades e de promessas. No campo da saúde entrou em vigor no dia 1 de Janeiro o novo Plano Nacional de Vacinação (PNV). A vacinação nas crianças e nos adultos é muito importante na prevenção de doenças infecciosas graves, que quando contraídas podem acarretar complicações gravíssimas e mesmo a morte.
As crianças, e os recém-nascidos mais concretamente, são um grupo vulnerável, pela sua imaturidade imunológica, a contraírem estas doenças. Assim, é indispensável que cada pai e mãe se dirija ao seu Centro de Saúde e leve o seu filho a fazer as vacinas recomendadas para a sua idade.
Também os adultos se devem vacinar de 10 em 10 anos contra uma doença chamada Tétano.
O novo PNV apresenta algumas mudanças nomea-damente na introdução de uma vacina nova: a vacina contra a meningite C (Neivac® ou Menjugate®). Esta vacina passa a ser efectuada aos 3, 5, 7 e 15 meses de vida.
O Ministério da Saúde lançou assim uma campanha que visa vacinar todas as crianças até aos 18 anos de idade com esta vacina. Esta campanha terá duas fases. A primeira decorrerá durante este ano de 2006 e tem por objectivo vacinar todas as crianças até aos nove anos de idade. Durante o ano de 2007 serão vacinadas as crianças entre os 10 e os 18 anos de idade. Estas crianças irão ser convocadas pelos enfermeiros dos cuidados de saúde primários de forma faseada, via bilhete-postal e via telefone.

Assim, os recém-nascidos:
 durante o seu primeiro mês de vida devem ser vacinados com a vacina contra a tuberculose (BCG) e com a 1.ª dose da vacina contra a hepatite B (VHB).
 Aos 2 meses de vida devem ser vacinados com a 2.ª dose de vacina contra a hepatite B e com a vacina contra a poliomielite, a tosse convulsa, o tétano difteria e o Haemophilos influenzae. Aqui também foi introduzida outra novidade que foi a substituição da vacina da poliomielite da forma oral (gotas) para a forma injectável e a junção de todas estas vacinas numa só (a chamada “Pentavacina”).
 Aos 4 meses o bebé faz a 2.ª dose da “Pentavacina”.
 Aos 6 meses faz a 3.ª dose desta vacina mais a 3ª dose da vacina contra a hepatite B.
 Aos 15 meses a criança deve efectuar a 1.ª dose da vacina contra a papeira, a rubéola e o sarampo.
 Aos 18 meses efectua a 4.ª dose da vacina contra a poliomielite, a difteria, o tétano e a tosse convulsa.
Está assim completa a chamada primovacinação.

A criança só volta a ser vacina em idade pré-escolar, aos 5 anos de idade.

Os pais que se dirijam ao seu Centro de Saúde não se devem esquecer de levar o Boletim Individual de Saúde e o Cartão de Utente.

© art&ofício