04 março, 2006

A Folha dos Valentes - 30 Anos


A Folha dos Valentes

- Os jovens gostam,
toda a família lê!



A revista A Folha dos Valentes nasceu há 30 anos. “30 anos a caminhar com os jovens” foi o lema escolhido para assinalar esta efeméride. É propriedade da Província Portuguesa dos Sacerdotes do Coração de Jesus (Dehonianos).

Fundada no decorrer do ano de 1976, A Folha dos Valentes era inicialmente constituída por uma simples folha A4 dobrada ao meio, e tinha um cariz de animação vocacional. Era dirigida a adolescentes e a jovens. A publicação passou por diversas fases de desenvolvimento até chegar à situação actual de uma revista mensal com 48 páginas impressas a cores. Todo este progresso gráfico e físico foi acompanhado por um mesmo empenho no desenvolvimento das temáticas e da qualidade dos artigos e na introdução de novas rubricas que correspondam às expectativas dos leitores.

Actualmente, a A Folha dos Valentes alargou o leque dos seus leitores. De uma revista exclusivamente para os jovens, passou a direccionar-se também para todos aqueles que têm responsabilidades a nível educacional: pais, professores, padres, animadores de grupos juvenis, catequistas, etc. Mais de 30 pessoas, na sua maioria jovens, colaboram na redacção dos artigos que versam as mais diversas áreas: actualidade, informação, arte, testemunhos de vida, entrevistas, psicologia, oração, formação cristã, missões, história da Igreja, Bíblia, ciência, psicologia, aconselhamento, saúde, etc.

A Folha dos Valentes funciona também como um elo de ligação entre os jovens inseridos no movimento da Juventude Dehoniana.

A revista socorre-se das novas tecnologias da comunicação para transmitir a sua mensagem. Um blogue na internet permite aos visitantes ler e comentar alguns dos artigos.

Ao celebrarmos estes 30 anos de A Folha dos Valentes queremos mostrar que valeu a pena o esforço de muitos para que a simples Folha crescesse e se transformasse num instrumento de evangelização e difusão dos valores cristãos junto da comunidade humana.

zeferino policarpo, scj

> comentários efectuados:

No dia 04 março, 2006, Anonymous Anónimo escreveu esta mensagem...

Ha vários anos que assino e leio a Folha dos Valentes. É uma revista que gosto muito e que me tem ajudado imenso na minha vida. Admiro muito o esforço feito ulmamente para que a revista se tornasse mais interesante. Gosto da varidade de artigos, todos eles muito bem escritos. Dou os parabéns a todos os que trabalham na revista, especialmente a direcção que imprime muita criatividade à Folha. Um abraço. Susana L.

 
No dia 07 março, 2006, Anonymous Anónimo escreveu esta mensagem...

A Folha dos Valentes teve já, vários significados para mim... começou por ser a pequena "revista" que o meu irmão mais novo recebia; muitos anos depois passou a ser o elo de ligação com um novo mundo que tinha descberto a JD, onde revivia a cara dos que ia conhecendo e aprendia algo mais acerca da relação Homem-Homem e Homem-Deus; foi também um suporte e um guia para aqueles dias em que o grupo de catequese precisava de algo diferente ou motivador e eu não conseguia encontrar solução; foi também ...um objectivo de vida quando ela perdeu o sentido; hoje é algo de que me orgulho, também por ser um bocadinho de mim...

Obrigada a todos que mantêm este projecto possível.
Madalena Rubalinho

 
No dia 07 março, 2006, Anonymous Anónimo escreveu esta mensagem...

A Folha dos Valentes teve já, vários significados para mim... começou por ser a pequena "revista" que o meu irmão mais novo recebia; muitos anos depois passou a ser o elo de ligação com um novo mundo que tinha descberto a JD, onde revivia a cara dos que ia conhecendo e aprendia algo mais acerca da relação Homem-Homem e Homem-Deus; foi também um suporte e um guia para aqueles dias em que o grupo de catequese precisava de algo diferente ou motivador e eu não conseguia encontrar solução; foi também ...um objectivo de vida quando ela perdeu o sentido; hoje é algo de que me orgulho, também por ser um bocadinho de mim...

Obrigada a todos que mantêm este projecto possível.
Madalena Rubalinho

 
No dia 08 março, 2006, Anonymous Anónimo escreveu esta mensagem...

Recebo a Folha dos Valentes todos os meses e sou assinante desde há três anos. Tudo começou por acaso. Uma colega tinha levado a revista para o trabalho e tive a curiosidade de ler. Gostei imenso do que li, mas não me interessei em tornar-me assinante. Mais tarde - passados meses - recebi a revista em casa, ainda não sei como... pois não pedi nem tinha pago a assinatura. Foi a partir de então que decidi enviar o pagamento da assinatura e desde então a revista passou a ser uma necessidade para mim. Entretanto casei. A vida mudou bastante, mas já não me vejo sem a Folha dos Valentes. Parabéns aos que nela trabalham e que fazem um trabalho de enorme qualidade. Não conheço revista católica com este nível.

 
No dia 10 junho, 2006, Anonymous Anónimo escreveu esta mensagem...

I really enjoyed looking at your site, I found it very helpful indeed, keep up the good work.
»

 
No dia 21 julho, 2006, Anonymous Anónimo escreveu esta mensagem...

Super color scheme, I like it! Good job. Go on.
»

 

Enviar um comentário

<< regressar à PÁGINA INICIAL

© art&ofício