11 junho, 2006

Caminhar com o Espírito Santo

in A FOLHA DOS VALENTES - Nº 352 > Junho 2006
Rubrica: Desafios da Fé
> Texto: Paulo Jorge Coelho

Quem é o Espírito Santo?

É o Espírito Santo Quem nos dá tudo e nós pouco o conhecemos!
É por Ele que podemos dizer com fé: “Jesus é o Senhor!” (1 Cor 12,3), é Ele quem nos faz rezar pelos outros e chamar a Deus “Abba, Pai!”.
É o Espírito quem nos faz amar, Ele que é o amor. Por Ele podemos cumprir a vontade do Pai sempre que nos deixamos conduzir por Ele tal como Jesus o fez, na sua retirada para o deserto, lugar de reflexão sobre a sua vida, de oração pessoal, de diálogo com o Pai e, também, tal como Jesus no baptismo no rio Jordão, onde aceitou a nossa condição de homens, de pessoas que somos com os nossos projectos e sonhos...
Do Espírito Santo não temos, propriamente uma imagem ou uma figura, facto que nos traz algumas dificuldades para O podermos reconhecer e compreender.
É que de Jesus temos uma figura e uma imagem: figura, pois Ele fez-se homem como nós, cresceu como nós, teve os seus amigos, teve a sua história, teve a sua Mãe (...), e temos a Sua imagem, pois temos muitas representações em pinturas de vários autores, em esculturas, e, por aí, cada um pode olhá-Lo, contemplá-Lo, imaginar como eram os seus olhos, a sua face e até, quem sabe, dar-lhe um sorriso...
Do Pai, não conhecemos nenhu-ma figura, mas temos a imagem do Seu Filho. Por termos experimentado quem é o nosso respectivo pai, como são os bons pais, podemos elevá-lo até ao infinito do Pai, que é Deus Pai.
Do Espírito Santo não temos figura nem imagem, por isso temos que recorrer aos símbolos que aparecem na Bíblia e na Tradição da Igreja: Vento, fogo, água, pomba... O Espírito, como o vento, não se deixa “fotografar”. Se queremos “filmar” o ar teremos que captar alguma coisa que esteja a ser movido por ele nesse instante: por exemplo uma bandeira, uma folha de uma árvore... Agora, se queremos conhecer pessoalmente o Espírito Santo teremos que o “surpreender” no bem que nós fazemos quando Ele nos move: nas acções que nós fazemos, nos pensamentos que projectamos, no nosso trabalho diário, nas actividades em que estamos inseridos... É que o Espírito só se faz conhecer assim, é só experimentando que o conhecemos, é só encontrando-nos muitas vezes com Ele que ficamos a saber Quem Ele É.
Porque esperas! Podes também marcar os teus encontros com Ele!

No final de um encontro, para concluir uma minha exposição sobre o Espírito Santo perguntei às crianças:
- Afinal, quem é o Espírito Santo?
- É a terceira pessoa do... plural.
Houve uma gargalhada geral. E, para se justificar, acrescentou:
- É assim! Deus está no plural. Então não termina em “s”?
Esta respostas não eram assim tão desapropriadas. De facto, Deus é plural, é família. Os alunos daquela turma riram-se por que o seu colega estava a cometer um erro de português, mas, afinal, a sua boca estava a fugir para a verdade.


PROPOSTA DE REFLEXÃO

Que experiência tenho do Espírito Santo como dom de amor?
Que sinais concretos encontrei e encontro na minha vida da Sua presença?
Como posso tornar-me dócil à presença do Espírito Santo?

> comentários efectuados:

No dia 15 novembro, 2006, Anonymous Anónimo escreveu esta mensagem...

O autor deste texto, não foi prefeito no colégio do SCJ no funchal? Actual apresentador do eclésia na 2?
Alguem tem o contacto dele?
Ass: Antigo aluno.

 

Enviar um comentário

<< regressar à PÁGINA INICIAL

© art&ofício