11 junho, 2006

Fazei o meu coração...

in A FOLHA DOS VALENTES - Nº 352 > Junho 2006
Rubrica: Vinde e vereis!
> Texto: Fernando Ribeiro

Caro VALENTE!
Em todas as circunstâncias da vida, o homem e a mulher baptizados precisam de prestar atenção aos apelos do Senhor. Esses apelos chegam-lhe das mais variadas formas, através de múltiplos “sinais”. “Sinais” que, precisamente porque são apenas “sinais”, requerem, da parte de quem os recebe, acolhimento atento e boa capacidade de interpretação. Muito importante é, de facto, a arte de descodificar correctamente cada “sinal” que chega até nós trazendo apelos e propostas que têm origem em Deus.
Um dos “sinais” normais dos apelos do Senhor é a Palavra. No Livro Sagrado temos ao nosso alcance a Palavra revelada, cheia de luz e de força. O “Vinde e vereis” é parte muito significativa dessa Palavra de vida e é, certamente, na brevidade da sua forma e na clareza do conceito, das expressões para nós mais tocantes e consoladoras. É como que o resumo daquela belíssima passagem que podemos ler em S. Mateus e que vale a pena transcrever, para que a possas guardar na memória e meditar: “Vinde a Mim, todos os que estais cansados e oprimidos, que Eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de Mim, porque sou manso e humilde de coração e encontrarei descanso para o vosso espírito. Pois o meu jugo é suave e a minha carga é leve.” (Mt 11, 28-30).
Neste mês de contemplação do Lado aberto e do Coração trespassado do Salvador, é oportuno fixarmos a nossa atenção nesta página maravilhosa e acolhermos o convite explícito que nos é feito: “Vinde!”. No desenvolvimento, encontramos a única referência evangélica ao “Coração” de Jesus.
É o próprio Jesus que nos recorda – porque, infelizmente, é possível esquecer – coisas tão simples mas tão importantes como estas:
> “Aprendei de Mim”: todo e qualquer mestre que não seja Ele não merece a nossa atenção, porque nada tem para nos ensinar daquilo que verdadeiramente faz falta aprender;
> “que sou manso e humilde de coração”. Ele, o Mestre, o único Mestre, tem coração, cujas características referidas são a humildade e a mansidão. É, sem dúvida, um coração cheio de amor e de bondade, clemente e compassivo… É o Coração de Deus. Mas é, sobretudo, o Coração do Filho de Deus que Se fez homem e, por isso, manso e humilde, em relação ao seu e nosso Pai e em relação aos homens seus irmãos.
> “E eu vos aliviarei”. Esta e as demais palavras da referida passagem evangélica merecem a nossa especial atenção. Não deixaremos de as considerar oportunamente. Entretanto, inspirados nas palavras de Jesus, ao longo deste mês particularmente dedicado ao seu Coração, não nos cansemos de suplicar: “Jesus manso e humilde de coração, fazei o meu coração semelhante ao vosso”.

© art&ofício