11 junho, 2006

Sentir-se da família...

in A FOLHA DOS VALENTES - Nº 352 > Junho 2006
Rubrica: Em missão
> Texto: Armando Baptista

De regresso a Mada-gáscar e depois de um mês de férias, paro para dar voz à página “em missão” de A Folha dos Valentes.
Primeiro lembro a Semana Santa em Ankazobe, Fiana-rantsoa. Uma se-mana intensa. As férias escolares a-proveitaram-se para reunir os jovens e as crianças do distrito. As celebrações do Tríduo Pascal foram participadas e bem organizadas pelo Ir. José Manuel e os jovens seminaristas malgaches. A noite de Páscoa foi uma verdadeira oração festiva, cheia de alegria, movimento e serenidade.
Sempre gostei da Semana Santa em Madagáscar. É o período do fim das chuvas, das colheitas, com planícies cheias de tons dourado-esverdeados riscadas por riachos e rios abundantes, é o período da alegria e das festas e do tempo da fartura, embora seja pouca. A fartura de que falo não tem nada a ver com a nossa noção da mesma. No Sábado Santo, fazendo a viagem de uma igreja para a outra, dei boleia a algumas pessoas que iam fazer as últimas compras para a refeição do dia de Páscoa: nem bolos, nem carne, mas tão-so-mente um pouco de feijão para misturar ao arroz que nesse dia chegará abundantemente para todos. Na Páscoa é fácil fazer festa com o povo malgache para quem a certeza da vida para lá da morte é um dado óbvio e sem intermitências.
Segundo, ao partir neste momento, lembro-me que vai fazer 25 anos, a 2 de Janeiro de 2007, que os primeiros portugueses SCJ entraram em Ma-dagáscar.
Chegaram em 1982 à diocese de Ma-nanjary. O anúncio do Evangelho foi a grande ocupação inicial. Os primeiros missionários en-contraram 15 pe-quenas comunida-des cristãs em Ifanadiana e neste momento são já 135 comunidades. Ainda hoje a maior parte dos religiosos SCJ em Madagáscar estão ao serviço do anúncio directo do Evangelho e da pro-moção social do povo malgache.
Com o tempo, começou o acolhi-mento de jovens malgaches à vida religiosa. Criou-se, assim, uma estru-tura para a formação dos jovens dehonianos nas três principais cidades do planalto: o escolasticado em Antananarivo (capital); o noviciado em Antsirabe; e o seminário médio em Fianarantsoa, para o primeiro contacto com os jovens. São já 7 os padres dehonianos malgaches neste momento e este ano serão ordenados ainda outros dois sacerdotes SCJ no mês de Setembro, em Ifanadiana.
São já 25 anos!
É o trabalho, não só do punhado de missionários portugueses e italianos que lá se encontram, mas também o fruto do apoio de duas províncias SCJ e de dois povos generosos e cheios de fé. É bom sentir-se parte desta grande família e por vezes invisível ao primeiro olhar. Que o Coração de Jesus nos continue a unir.

> comentários efectuados:

No dia 06 outubro, 2007, Blogger Júlia escreveu esta mensagem...

por favor, procuro a anos, forma de entrar em contato o Colégio das Irmãs da caridade - Fille la Charité de Madagascar. Preciso de notícias de uma parente missionária - urgente - nome: Idalina martins Cardoso (irmã Antoinette). Alguém poderia me dizer como rastrear notícias dela? Aonde devo me dirigir?
Possuo a informação de que a Irmã Superiora do Colégio se chama Seur.Maria Vitória - Me informaram que eu deveria entrar em contato com este Colégio, mas eu não consigo. Por caridade, me dê um retorno. muito agradecida.
Meu Nome é Bárbara Martins Cardoso, escrevo de Campo Grande, MatoGrosso do Sul (MS) - Brasil.

 
No dia 13 abril, 2009, Anonymous Anónimo escreveu esta mensagem...

A irmã Antoninette, não quer contato com pessoas que tenha cada filhos de pais de diferente e continuam vivendo em fornicação.

 
No dia 27 abril, 2009, Anonymous Anónimo escreveu esta mensagem...

Estou a procura de Barbara Martins Cardoso,que preencheu um comentário pedindo informações da irmã antoninette.Meu e-mail é marciacribeiro62@yahoo.com.br,tel.021-83318724 ou 021-24371265
marcia cristina

 
No dia 27 abril, 2009, Anonymous Anónimo escreveu esta mensagem...

jhu,preciso muito falar com vc,marcia cristina .ligue 021-24371265 ou 021- 83318724

 

Enviar um comentário

<< regressar à PÁGINA INICIAL

© art&ofício