11 junho, 2006

Brincar

in A FOLHA DOS VALENTES - Nº 352 > Junho 2006
Rubrica: Ao abrir
> Texto: Zeferino Policarpo

“O melhor do mundo são as crianças”, assim se expressou Fernando Pessoa num dos seus célebres poemas. E são, de facto. Pela sua beleza e candura, pela sua simplicidade e simpatia, pela sua pureza e humildade, pela sua paz e serenidade, pela sua alegria e inocência. As crianças são o melhor do mundo.
Jesus propõe as crianças como modelo de vida: “Se não voltardes a ser como as criancinhas, não podereis entrar no Reino do Céu. Quem, pois, se fizer humilde como este menino será o maior no Reino do Céu. Quem receber um menino como este, em meu nome, é a mim que recebe” (Mt 18,3-5).
Iniciámos este mês de Junho celebrando o Dia Mundial da Criança (1 de Junho). É uma proposta anual das Nações Unidas que pretende chamar a atenção dos adultos para determinadas realidades das crianças que precisam de cuidados urgentes.
Devido à pobreza e subdesenvolvimento há crianças que morrem à fome, há crianças que não beneficiam dos cuidados básicos de saúde e estão sujeitas a toda a espécie de doenças, há crianças que não têm roupas para vestir, nem brinquedos para brincar, há crianças que não têm acesso ao ensino e à cultura...
Devido à riqueza e ao progresso há crianças que são colocadas nas entranhadas redes de comércio sexual para satisfazer apetites de ricos sem escrúpulos, há crianças que não o chegam a ser porque são mortas antes de nascer, há crianças que vivem sozinhas e não têm irmãos para brincar, há crianças que são enganadas porque se lhes dá tudo, mesmo aquilo de que não precisam, há crianças que são usadas como cobaias em sofisticados laboratórios clandestinos, há crianças que são vítimas da prepotência dos adultos e das guerras entre os povos…
Estas são faces dolorosas do mundo das crianças. E nós conhecemos bem tudo isto. Felizmente os meios de comunicação social fazem chegar até nós o grito de dor de todos estes seres inocentes. Felizmente também, não faltam iniciativas e gestos bonitos em favor das crianças desfavorecidas: Corrida contra a Fome (21 de Maio de 2006), festas de solidariedade, partilha de bens, momentos de oração, acções de voluntariado,…
Diz-se, e com muita justeza, que as crianças são o futuro da Humanidade. Mas a Humanidade só terá um futuro digno e risonho se os adultos de hoje devolverem às crianças a capacidade de brincar, se deixarem as crianças serem o que são e se procurarem ser como as crianças.

© art&ofício