09 dezembro, 2006

Comunicação eficaz

in A FOLHA DOS VALENTES - Nº 353 > Julho 2006
Rubrica: Dentro de ti
> Texto: J. Costa Jorge

De uma forma ou de outra, todos comunicamos, mas muito poucas pessoas dominam a técnica da comunicação verdadeiramente e-ficaz. Nas nossas relações inter-pessoais ocorrem problemas de comunicação com demasiada fre-quência e normalmente provocam uma variedade de problemas sociais que vão dos sentimentos de raiva, conflitos até chegar à violência.
A comunicação é um processo complexo de expressão/envio e de recepção de mensagens. Uma co-municação perturbada deve-se a algum problema numa destas fases do processo.
Para que uma comunicação seja expressiva pode seguir algumas ori-entações:
• Certifique-se de que tem a a-tenção da pessoa com quem pre-tende comunicar, estabelecendo e mantendo contacto visual.
• Tente enviar mensagens claras que sejam coerentes tanto do ponto de vista verbal e não-verbal.
• Diga o que sente e sinta aquilo que diz. Seja directo e honesto.
• Certifique-se de que a mensagem que enviou foi enviada correcta-mente.
A comunicação receptiva eficaz ba-seia-se numa boa capacidade para escutar.
• Assim encare o emissor da men-sagem e mantenha o contacto vi-sual.
• Espere que a pessoa complete um pensamento sem a interromper para poder exprimir as suas próprias ideias.
• Peça esclarecimentos quando en-tendeu a mensagem.
• Faça a reformulação da mensagem que ouviu para que o emissor tenha a certeza de que percebeu a ideia que quis transmitir.
Torne a sua comunicação o mais específica possível, ou o mesmo será dizer evite as generalizações. “És brilhante”, “és maravilhoso”, “és um egoísta”, são generalizações normalmente falsas e podem causar embaraço e mesmo magoar. O mesmo se aplica a auto-afirmações gerais: “sou um idiota”, “nunca faço nada bem”, “sou um génio”. Peça sempre para especificar a generalização. Esta atitude, normalmente leva a pessoa a repensar a sua posição e a expressar-se de forma mais construtiva.
Utilize afirmações na primeira pessoa para exprimir desejos e evite afirmações na segunda pessoa. A forma como dizemos as coisas tem tanta importância como aquilo que dizemos. As pessoas que utilizam afirmações na primeira pessoa conseguem bons relacionamentos e são muito felizes. Estas orientações podem melhorar as suas capacidades comunicativas, promover uma maior compreensão e aumentar a sua qualidade de vida.

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